DATATEMPO

Praia é o principal destino de mineiros que vão viajar na folia

Levantamento mostrou que 9,3% dos entrevistados planejam viagens para o Carnaval. Entre os locais mais citados estão litorais de RJ e ES, além do interior de Minas

Por Lucas Morais
Publicado em 14 de dezembro de 2021 | 03:00
 
 
 
normal

Praia, sol, mar e descanso. Levantamento do Instituto DATATEMPO sobre o Carnaval em 2022 mostrou que apenas 9,3% dos moradores de Minas Geais pretendem viajar no período. Entre os destinos preferidos estão as cidades do litoral brasileiro e ainda municípios do interior de Minas Gerais. 

“Os dados também indicam que uma parcela significativa dos mineiros deve permanecer em casa neste feriado, já que 89,1% afirmam que não vão viajar”, enfatizou a coordenadora do estudo, Audrey Dias. Dados do levantamento indicam que, em Minas Gerais, nove em cada dez entrevistados são contrários ao apoio das prefeituras a eventos públicos nas ruas e praças dos municípios.

Já entre aqueles que planejam realizar uma viagem, a capital do Rio de Janeiro, Cabo Frio, no mesmo Estado, e praias do Espírito Santo são as localidades mais escolhidas pelos mineiros. Na sequência, aparecem casas de familiares ou amigos em BH e no interior do Estado, seguidas por pousadas, hotéis-fazenda, cidades que tenham blocos e desfiles, além de regiões com turismo natural. Ainda há quem busque localidades mais distantes do país, retiros espirituais e até o exterior, mas em menor escala.

Entre as pessoas que vão para o interior, as localidades mais citadas foram Nova União, na região Central de Minas Gerais, Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, e municípios no Estado de São Paulo. Já as capitais mais escolhidas para quem vai visitar um parente ou amigo são Belo Horizonte e São Paulo. E, a pouco mais de dois meses e meio para o Carnaval, o índice de pessoas que ainda não definiram o destino é de apenas 3,1%. 
Moradora de BH, a advogada Ana Santos, 26, planeja passar o feriado no Rio de Janeiro, mas ainda não decidiu. Ela acredita que, até o fim de fevereiro, a situação relacionada à pandemia estará melhor. 

“Acho que a festa não deve mesmo acontecer na rua, já que é muito difícil controlar o fluxo de pessoas, fazer alguma limitação, e com certeza vai aglomerar muito. Estou aguardando como será nos próximos meses para decidir se fico na cidade, participo de algum evento privado ou viajo”, relatou.

PLANEJAMENTO PARA A FESTA

Entre os que pretendem viajar, a escolha será

PRINCIPAIS DESTINOS

 

Ouro Preto

No último dia 10, quando 30 cidades do interior de Minas anunciaram a suspensão dos eventos de réveillon e Carnaval nos locais, entre elas Ouro Preto, na região Central, o prefeito da cidade, Ângelo Oswaldo, afirmou que o município não vai estar fechado. 

“A prefeitura vai estar em plena operação com fiscalização, e esperamos contar com o bom senso e a cooperação de todos”, disse.

Como foi realizado o levantamento

Entrevistados

A pesquisa do instituto DATATEMPO foi feita entre 26 de novembro e 1º de dezembro e ouviu 1.404 pessoas de 64 cidades, nas regiões Alto Paranaíba, Campo das Vertentes, Central, Rio Doce, Jequitinhonha, metropolitana de Belo Horizonte, Noroeste, Norte, Oeste, Triângulo, Vale do Mucuri, Sudoeste, Sul e Zona da Mata. 
 

Cidades

Entre os municípios em que moradores foram ouvidos estão BH, Betim, Contagem, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Ouro Preto, Pouso Alegre e Varginha.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!